Em sistemas de tubulação de gás, cada usuário tem o seu consumo individual. Para mensurar essa questão, todo sistema necessita de medidores. Mas você sabe qual é a função do medidor de gás? Neste artigo iremos abordar qual é a função do medidor de gás e todas as suas características.

Existem diversos modelos de medidores, e é importante saber qual é o recomendado para sua necessidade, para isso devemos considerar algumas variáveis como a pressão de trabalho do sistema e vazão demandada pelos equipamentos. Nem todo medidor atenderá a necessidade de qualquer sistema, portanto.

Se você quer ter informações que lhe ajudem a escolher o medidor certo e entender como funcionam esses equipamentos esse artigo lhe trará dicas úteis. Acompanhe!

Nesse artigo você irá aprender sobre:

O que é um medidor de gás?

Tipos de Medidores de gás

Caixa para medidor de gás

Como saber que o medidor de gás não é adulterado?

O que fazer se sentir cheiro de gás no medidor?

Como instalar medidor de gás?

Como calcular medidor de gás?

Como ler medidor de gás?

Quanto custa um medidor de gás?

Medidores com Telemetria- Leitura Remota

O que é um medidor de gás?

medidor de gás

Um medidor de gás é equipamento utilizado para medir o volume de gases combustíveis, tais como gás natural e glp. Os medidores de gás são utilizados em diversos segmentos tais como a indústria, comércio, residências que consomem gás combustível fornecido por um gasoduto ou através de cilindros.

Os fluidos na forma gasosa são mais difíceis de medir do que os líquidos, pois seu comportamento cinético sofre mais alterações em função da temperatura e pressão. Os medidores de gás medem um volume específico, de acordo com seu projeto e necessidade. A quantidade medida é registrada em forma de números. E é assim que a companhia responsável calcula a conta de cada usuário.

Vale lembrar que existem diversos tipos de medidores como veremos a seguir.

video de manutenção em gás

leitura do medidor de gás

Tipos de medidores de Gás

Diafragma

É o tipo de medidor mais comercializado atualmente. Podemos utilizá-lo em instalações comerciais e praticamente em todas as instalações residenciais. Dentro do medidor existem duas ou mais câmaras formadas por diafragmas móveis.

Assim que uma determinada quantidade de gás entra nesse diafragma, ele vai expandir e depois contrair quando chegar ao máximo de sua dilatação. Tal movimento faz girar as manivelas que convertem o funcionamento do diafragma em sentido rotativo conforme consumo de gás.

Medidor de Gás Rotativo

Medidores rotativos são geralmente utilizados em sistemas com maior volume de gás sendo utilizado, bem como condições de pressão mais alta no sistema. Afinal, no interior do medidor existem dois rotores. Normalmente, são peças compactas e de fácil manuseio.

Medidores de turbina

Os medidores de gás turbina medem o volume de gás através da velocidade dos fluídos que se deslocam através do medidor. Uma vez que quem infere o volume de gás é o fluxo, é importante que suas condições sejam estáveis.

Uma pequena turbina interna mede a velocidade do gás, o qual é transmitido mecanicamente a um contador mecânico ou electrónico. Eles funcionam a partir de um rotor que gira sobre um eixo. Seu mecanismo de funcionamento consiste em pulsações que geram resultados, correspondentes ao volume utilizado.

Onde fica o medidor de gás?

Para entender melhor onde fica o medidor de gás, é necessário levar em conta que existem dois tipos de instalação. Os sistemas de gás encanado podem ser coletivos ou individualizados. Em cada um deles, o medidor fica em um local, sempre considerando que, conforme dissemos acima, o modelo escolhido deve atender às necessidades do usuário.

Sistemas de gás coletivos são aqueles nos quais o consumo de todo o conjunto é registrado em um único medidor, gerando uma só fatura. O valor é dividido igualmente entre os usuários. Dessa forma, o medidor se localiza logo na entrada do prédio ou em uma área comum na entrada do empreendimento. Esse modelo está caindo em desuso, devido aos questionamentos em torno da conta. Afinal, um usuário que cozinha para fora pagaria o mesmo valor de outro que mora sozinho e apenas faz suas refeições básicas do dia a dia.

Mais comuns atualmente, os sistemas de gás individuais são aqueles nos quais cada usuário tem o seu próprio medidor. Nesse caso, a peça costuma se localizar dentro do apartamento de cada um. Assim, na data especificada, a companhia vai até o local e realiza as medições, sendo que cada um pagará pelo que consumiu. Existem, inclusive, empresas, como a RW Engenharia, que fazem a conversão de um sistema coletivo para o individualizado.

O que fazer se sentir cheiro de gás no medidor?

cheiro-de-gas

Vazamentos de gás são altamente perigosos para todos os presentes no local. Além dos riscos de explosão quando em contato com faíscas elétricas (um ambiente com gás acumulado pode explodir quando alguém acende uma luz, por exemplo), a inalação do fluído pode causar intoxicação, asfixia e até mesmo a morte.

Dessa forma, é preciso tomar algumas medidas imediatas, caso sinta cheiro de gás:

Que outros sinais de alerta é necessário observar no medidor?

Além do cheiro de gás, existem outros sinais de alerta que podem indicar que há algum problema com o seu medidor. Se levarmos em conta que nem todo vazamento de gás ocasiona cheiro, é necessário ficar atento ainda que não haja nenhum odor no ambiente.

Se o seu medidor apresentar qualquer sinal de avaria, é necessário informar a administração do seu condomínio. Esta, por sua vez, deve entrar em contato com a empresa responsável pela manutenção do sistema. O mesmo vale para possíveis incidentes envolvendo batidas ou quedas de objetos sobre o medidor.

Outro sinal importante diz respeito à conta de gás. Se houver discrepância no consumo sem que os hábitos da casa tenham sido alterados, pode ser que haja algum vazamento (ou problemas no medidor). Essa questão é mais fácil de ser observada em sistemas individuais visto que, no coletivo, fica difícil manter o controle sobre os hábitos de consumo de cada usuário.

Cuidados com a caixa para medidor de gás

caixa-do-medidor-de-gas

Conforme NBR 15526 da ABNT:

“O acesso aos abrigos deve permanecer desimpedido para facilidade de inspeção, manEm sistemas de tubulação de gás, cada usuário tem o seu consumo individual. Para mensurar essa questão, todo sistema necessita de medidores. Os abrigos de medidores localizados nos andares acima do solo, tais como: terraço, balcões e outros que não forem vedados por paredes externas, devem dispor de guarda-corpo de proteção contra quedas, de acordo com os seguintes requisitos:

a) ter altura de 0,90m no mínimo a contar do nível do pavimento;

b) quando for vazado, os vãos do guarda-corpo devem ter pelo menos umas das dimensões igual ou inferior a 0,12 m;

c) ser de material rígido e capaz de resistir a um esforço horizontal de 80 kgf/cm2 aplicado no seu ponto mais desfavorável.

Ventilação dos abrigos

Os abrigos de medidores devem ser ventilados através de aberturas para arejamento e consideradas as áreas efetivamente úteis existentes para a ventilação. A área total das aberturas para ventilação dos abrigos deve ser de no mínimo 1/10 da área da planta baixa do compartimento, sendo conveniente prover a máxima ventilação permitida pelo local.

Abrigo nos andares

Se os abrigos estiverem localizados nos andares, em local sem possibilidade de ventilação permanente, devem possuir porta que evite vazamento para o local ambiente da instalação e devem ser ventilados conforme uma das seguintes alternativas:

a) por aberturas nas partes superior e inferior no interior do abrigo, comunicando diretamente com o exterior da edificação;
b) por aberturas na parte superior e inferior conectadas a um duto vertical de ventilação adjacente comunicando as extremidades diretamente com o exterior da edificação, estes com a menor das dimensões igual ou superior a 7 cm.”

Como saber que o medidor de gás não é adulterado?

Para sua segurança, é fundamental que o equipamento seja original, fornecido por uma empresa idônea e instalado por profissionais responsáveis. Todos os medidores de gás devem possuir identificação de forma clara, indelével e sem ambiguidade, constando, no mínimo os seguintes marcadores:

a) símbolo ou marca do fabricante;

b) ano de fabricação;

c) número de série;

d) vazão máxima (Qmax.) em m3/h;

e) vazão mínima (0 min.) em m3/h;

f) designação do medidor (G);

g) volume cíclico nominal (Vn), em dm3;

h) país de origem;

i) pressao maxima de trabalho (Pmta), em Pa.

j) temperaturas máxima e mínima de trabalho(Tmax.) e (Tmin.) em “C.

Como instalar medidor de gás?

Além da qualidade do equipamento, é importante seguir os procedimentos corretos na instalação. Resumidamente, funciona da seguinte forma:

Passo 1 – Verifique o projeto de gás e o dimensionamento correto do medidor de gás para o seu sistema conforme NBR 15526.

Passo 2 – Purgue todo gás da linha.

Passo 3 – Certifique-se de instalar, antes do medidor, o registro de corte para futuras manutenções.

Passo 4 – Monte o seu medidor no abrigo projetado.

Passo 5 – Ajuste o regulador de pressão para a pressão de saída desejada. Para isso, após o regulador, deve ser instalado um manômetro para não danificar o medidor.

Passo 6 – Faça testes ligando e desligando o equipamento de consumo para verificar se não haverá variações e alterações de funcionamento do sistema.

Quem faz a instalação do medidor de gás?

O processo de instalação, envolvendo a escolha da peça, deve ser realizado por empresa do ramo. A ação de pessoas não especializadas nesse tipo de serviço pode levar a erros na instalação que comprometem a segurança de todo o sistema.

Dessa forma, é importante escolher uma empresa que tenha experiência no mercado, que seja registrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) da sua região e conte com um engenheiro responsável em seu quadro de funcionários.

Como calcular o medidor de gás correto?

Para definir qual medidor de gás você deve usar no seu sistema, devem ser levados em consideração os dados do manual técnico do seu equipamento. As características mais importantes que devem ser consideradas para definição do medidor são a pressão de trabalho e a vazão do equipamento que ele irá atender.

Quer um exemplo? Imaginemos que você adquiriu um aquecedor de gás com consumo médio de 1,5 metros cúbicos de gás por hora a uma pressão de 280 mmca por centímetro quadrado. Logo o medidor deve atender a essas características. É importante, conforme Norma NBR 15526, que seja feito um projeto por um profissional habilitado, neste caso um engenheiro, detalhando todos os componentes do sistema.

Logo, o medidor de gás também é parte do sistema de tubulação de gás e, portanto, também deve ser incluído no projeto. Vale ressaltar que o ideal é que um profissional determine o medidor adequado e faça a instalação do mesmo. Quando falamos em sistemas de gás encanado, mudanças ou reparos caseiros podem ser perigosos.

Como são feitos tais levantamentos?

O profissional responsável por calcular o seu medidor de gás fará um levantamento da quantidade de gás consumida em kcal. Para isso, devem ser considerados todos os equipamentos que fazem uso do sistema de abastecimento, como fogões, aquecedores e outros. Em seguida, os valores conseguidos serão convertidos para metro cúbico.

Assim, considera-se a vazão máxima das opções encontradas no mercado para comparar e fazer a escolha certa. O próximo passo, é claro, é fazer um comparativo de marcas e preços e escolher aquela que oferece o melhor custo X benefício em relação ao seu medidor.

Como ler medidor de gás?

Fizemos um artigo detalhando passo a passo, complementado por um link com vídeo mostrando, na prática, como ler e uma planilha de leitura.

>> Ir para o artigo de leitura de gás

leitura do medidor de gás

Quanto custa um medidor de gás?

preco-medidor-de-gas

Um medidor de gás domiciliar custa por volta de R$ 350,00 reais, mas tais equipamentos podem variar até R$ 10.000,00 reais se forem de alta vazão ou pressão. Mais uma vez, é basicamente a sua necessidade que vai determinar o quanto você vai investir no seu medidor.

Medidores com Telemetria- Leitura Remota

Felizmente, a tecnologia permite que algumas coisas sejam feitas de forma remota. Se pensarmos na época de pandemia que estamos vivendo, faz muito sentido considerar a possibilidade de leitura remota.  E não estamos falando somente da situação na qual o usuário fotografa o medidor e envia para a empresa responsável, que calcula o seu consumo.

Quando se trata de medidores de gás, a possibilidade de leitura direta remota é uma característica específica de alguns modelos. Geralmente o sistema funciona com as seguintes características:

No medidor, o procedimento é feito a partir de uma saída de pulso eletrônico montada no seu corpo. Existem diferentes estilos disponíveis, mas o mais comum é a chave de fechamento de contato. Através de um transdutor, esse pulso é armazenado em uma antena emissora de dados, que é “acionada” toda vez que o leiturista faz o contato com sua antena de recepção. Por fim, através de um software, essa leitura de pulso é convertida em metro cúbico ou quilo de gás.

Qual a vida útil do medidor de gás?

Assim como os demais componentes do sistema, o medidor de gás também tem um prazo de validade, que precisa ser observado. Normalmente, todo equipamento de boa procedência apresenta o símbolo do INMETRO e, ao lado, a data de fabricação. A vida útil segura do medidor é de 10 anos, contados a partir da data de fabricação.

Conclusão:

Eu decidi escrever sobre esse artigo porque existem muitas dúvidas na hora de escolher esse equipamento. Ainda há pessoas que acreditam que basta ir a um fornecedor e escolher de acordo com a sua preferência, quando na verdade, é a necessidade que vai determinar. Portanto, a melhor decisão é sempre buscar ajuda de um profissional habilitado no caso um engenheiro, que poderá orientá-lo de forma correta.

Se precisar de montar seu sistema de gás, ou adquirir o seu medidor, conte com o apoio da RW Engenharia. Visite nosso site para conhecer melhor nossos serviços.

video de manutenção em gás

leitura do medidor de gás

30 respostas

  1. Boa tarde, muito interessante seu artigo, porém faltou você informar sobre o Lacre do INMETRO, responsável pela aferição desse tipo de equipamento. Sem o lacre do INMETRO, o equipamento está ilegal e portanto não está homologado ou pode ter sido adulterado.

  2. Olá Felipe moro em apartamento, cada apartamento tem seu medidor separado na área comum.. porém os relógios dos meus vizinhos não fazem barulho qdo liga o gás. Mas o da minha casa sempre faz um estalo esse barulho a gente percebe q vem do relógio mesmo. Será q está com problema tem a necessidade de eu chamar um técnico pra trocar o relógio?

    1. Muito bom seus artigos.
      Gostaria de saber mais sobre aferição sobre medidor de gás.
      Tem algum artigo .
      Pois estou procurando quem faz e não achei ninguém .

  3. Boa noite, no prédio onde moro temos os aparelhos de consumo individual. A minha média de consumo nos meses anteriores foi de 1,400 kg.. esse mês veio quase 3kg sendo que não tive minha rotina alterada, vários vizinhos também tiveram alterações nos consumos. Fiz um teste de fechar o registro pela noite toda e manteve a mesma leitura. Pergunto:será possível o aparelho de medição ter sido adulterado? Será possível que ao usar meu fogão o aparelho esteja fazendo uma leitura mais rápida do que deveria? O que me indicaria fazer para aferir esse aparelho?

    1. Olá Daniela,

      Envie para laboratorios de equipamentos de medição (manômetros, medidores, válvulas,etc….), chame uma empresa para testar sua tubulação também é o mais recomendável.

      Eng. Felipe Wagner

  4. Boa tarde, meu consumo sempre foi o maior aqui do condomínio.
    Mais eu acho que 105,25m3, é muito para cinco pessoas que almoça e janta.

    1. Bom dia,

      Realmente está bem elevado, é recomendável verificar a leitura e fazer um teste de estanqueidade da rede.
      Caso você resida em Belo Horizonte pode ligar na nossa assistência e pedir um orçamento de teste 31- 3371 7353

      Att.
      Eng. Felipe

  5. No medidor de água tem a questão da bolha de ar que pode acelerar a medição do hidrometro, quando falta água na tubulação e volta a operar. No medidor de gás teria algum efeito parecido? Quando falta gás e volta, pode ter um efeito similar?

  6. Olá, Felipe!

    Gostei muito do seu artigo. Bastante esclarecedor. Mas você não falou sobre a validade dos medidores de gás. Existe validade? A minha dúvida é sobre os medidores individuais de gás para condomínio.

    Obrigada.

  7. Boa noite!
    Adorei o artigo.
    Sou subsíndica e não sei como resolver.
    Um inquilino, fala que o não consome o tanto que mostra no relógio.
    Tirei fotos diárias e não deu nada de anormal aparentemente.
    Quem chamo para aferir o relógio??
    Muito obrigada.

  8. Boa noite, moro em um prédio no Rio Grande do Sul que possui gás central, tem um morador que informou que não utiliza o gás central, pois possui botijão interno, um dia antes de fazer a leitura por curiosidade olhamos o seu medidor e apontava um consumo pequeno, entretanto no dia seguinte fomos apontar as leituras e apareceu zerado o seu medidor, enfim tudo isto para questionar, medidor pode ser adulterado? Não quero cometer injustiças, pode me orientar o que fazer? No Rio Grande do Sul a legislação permite armazenar botijão interno, mesmo que o prédio possua gás central.

    1. Desculpe-me pelo palpite. Sei que tem muito tempo que postou o comentário, mas me ocorreu que se ele não usa o gás encanado, você poderia mandar cortar o fornecimento do apartamento desse morador. Seria uma medida que se justifica até pela segurança da rede.

  9. É mais interessante colocar os relógios numa área comum embaixo do prédio ou numa área comum na circulação dos andares?

  10. Boa noite!
    Onde tem a lei, norma que rege a respeito da validade?
    O do meu prédio tem 11 anos, a GASMIG veio instalar o gás natural aqui e sem avisar ia instalar os medidores antigos sem nos avisar, sem revisa los.
    Ao meu ver, total ato de negligência

    1. Olá Ailton,

      Como são peças que tem registro e são lacrados pelo Inmetro, acredito que seja mais fácil/barato você comprar outra peça (preço médio de R$ 280,00+ instalação)

      Att

      Felipe

  11. Ola Felipe,

    Parabéns pela matéria, bastante elucidativa. Estamos trocando aqui em nosso condominio e ficamos em duas marcas tradicionais no mercado, LAO e DAFLEX. Tens alguma recomendação e orientação sobre a escolha delas?

  12. Prezado… moramos num prédio com 7 aptos, temos uma empresa responsável pelo abastecimento, medição e cobrança do gás consumido. Neste último boleto, tivemos uma aumento de até 500 %… pessoas q gastavam em média 3,29 kg, nesse mês veio 34,96 kg… e nem aquecedor a gás eles tem… somente fogão. A empresa se defende q os medidores estão vencidos e isso pode ter ocasionado o problema na medição….. mas pode os 7 medidores, apresentarem problema somente num mês e agora terem voltado ao normal ? Os números estão certos…. mas não existe essa possibilidade termos gastado 225 kg de gás num mês…. em 12 anos dessa empresa medindo, esse consumo nunca existiu…. somente no mes de Julho… claro q moramos em Porto Alegre-RS, é mais frio nessa época…. mas esses nros nos surpreenderam muito… a ponto de não pagarmos os boletos…. e a mais… o representante da empresa… apesar de muita insistência, não veio nos dar uma explicação… Finalmente a pergunta… os botijões poderiam ter ar…. e isto ocasionar, o aumento do registro pelo medidores ?

  13. Prezado, o que acontece quando e instalado um medidor G 1.6 e quando e calculado a vazão dos equipamentos que tem no apartamento e superior ao indicado pelo fabricante sendo recomendado um G 2.5
    Quais são os problemas relacionados? Pode ocasionar um erro de medição ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.