Instalações de gás: Poucas pessoas sabem dos riscos que os condôminos/síndico passam diariamente com instalações de gás que não passaram por manutenções e não atendem as normas técnicas vigentes.
Esse artigo desmistifica alguns mitos e mostra porque a manutenção preventiva nas instalações de gás podem evitar transtornos para o condomínio.
Riscos ocultos:
1º Mito sobre manutenção nas instalações de gás: – “Esse cheiro de gás e normal…”
Isso é umas das grandes mentiras contadas por profissionais não habilitados, o cheiro que o gás LP possui é um aditivo chamado METACAPITANO que é inserido ao gás para justamente avisar as pessoas do risco decorrente.POR QUE AVISAR?? Em um vazamento, havendo um comburente (Oxigênio) e uma fonte de ignição, pode gerar uma explosão e como consequência um enorme deslocamento de ar destruindo tudo a sua volta. Quanto maior for o volume confinado maior será a intensidade da explosão e do deslocamento de ar, a queima do GLP pode chegar a mais de 1.000° C e para acontecer essa explosão basta 5% de gás LP do volume de ar.
2º Mito : “Não precisa trocar, nunca deu problema…”
As peças possuem vida útil determinada por normas, exemplo: Dos reguladores de pressão (NBR 8473).
O que é vida útil? É o período de validade à partir da data de fabricação ate a data de validade determinada pelo fabricante cumprindo assim sua função técnica, sem gerar riscos, e danos ao sistema de GLP.
2º Mito : “ O Corpo de bombeiros permite….”
O Corpo de Bombeiros é um órgão fiscalizador da prefeitura e segue restritamente as normas atualizada da ABNT e IT 23, mesmo edificações antigas devem se adaptar as normativas atuais de segurança
3º Mito: “Isso é responsabilidade de cada morador….”
Segundo o código civil:
Art. 1.348. Compete ao síndico:
(…) II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
(…) V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores; (…)
Os riscos e acidentes que podem ser gerados com o sistema de gás afetam a todos e não só a pessoa causadora.
4º Mito:“Se der problema o seguro paga …”
Saiba que negligência, imperícia e imprudência podem ser motivos para que as seguradoras não paguem o benefício.
Ex:
– Acidentes ocasionados por peças com validade vencidas
– Cilindros em local inapropriado.
Outros artigos que podem te ajudar:
>>Tubulação Aparente de Gás e Água: Saiba tudo sobre elas! * NOVO ARTIGO*
>>Quais são os benefícios de realizar a manutenção no sistema de gás?
>>Como Instalar a Tubulação de Gás Residencial?
>>Tubulação para gás: Compare as opções
Precisa de instalação, manutenção e projeto de gás natural e glp no seu estabelecimento ou condomínio em Belo Horizonte ou Minas Gerais?
Entre em contato com a RW Engenharia!