Perigos nas instalações de gás: As instalações de gás de cozinha ou Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), definitivamente é um ponto importante que não pode ser descuidado. Não é à toa que esse tipo de gás, originalmente inodoro, recebe nas indústrias um aroma artificial para que qualquer vazamento possa ser identificado pelo olfato humano.

Mas como saber quais são os pontos de maior perigo nas instalações de gás que devem ser verificados sabendo que a maioria das pessoas desconhecem as normas de gás?

video de manutenção em gás

Itens que devemos estar atentos que geram perigos nas instalações de gás:

 

 perigos nas instalações de gás

 

Afastamentos de segurança nas centrais de gás:

 

 

1 Os cilindros de gás não podem ficar debaixo do prédio. As centrais devem estar em local ventilado para evitar confinamento em caso de vazamentos

 

2 A central de gás LP deve ficar afastada 1,5 metros de ralos, pois como o gás LP é mais denso  que o ar, no caso de vazamento poderá ocorrer confinamento

 

3 A central de gás deve ficar afastado 3 metros de lixo e qualquer material inflamável (papel, madeira,etc…) em caso incêndio servirão como comburentes.

 

4 A central de gás deve ficar afastada 3 metros de pontos de ignição (lâmpadas, tomadas)

 

5 As centrais de gás devem ficar afastadas 6 metros de chama aberta (fogão, aquecedores)

 

6 A central de gás deve ficar afastada 3 metros de  PASSAGEM DE VEÍCULO e estacionamento dos mesmos

 

7 As centrais de gás devem ficar afastada 1,5 metro de portas e janelas

 

8 As inspeções para verificação do sistema de gás devem ser feitas por profissionais credenciados e empresas com engenheiro no quadro da empresa. Exija um documento que comprove que o engenheiro trabalha na empresa que está sendo contratado, o REGISTRO DA EMPRESA NO CREA NÃO GARANTE QUE A EMPRESA POSSUI ENGENHEIRO NO SEU QUADRO DE FUNCIONÁRIOS, isso evitará problemas legais em caso de acidentes.

 

Afastamentos de segurança nas tubulações

 

Tipo Redes em paralelo mm Cruzamento de redes mm
Sistemas elétricos de potência em baixa tensão isolados em eletrodutos não metálico.Obs.: Cabos telefônicos, de Tv e telecontrole não são considerados sistemas de potência. 30 10( com isolante aplicado na tubulação de gás  )
Sistemas elétricos de potência em baixa tensão isolados em eletrodutos metálicos ou sem eletrodutos.Obs.: Cabos telefônicos, de Tv e telecontrole não são considerados sistemas de potência. 500 Neste caso a instalação elétrica deve ser protegida por eletroduto numa distância de 500 mm para cada lado e atender à recomendação para sistemas elétricos de potência em eletrodutos em cruzamento.
Tubulação de água quente e fria 30 10
Tubulação de vapor 50 10
Chaminés ( duto e terminal ) 50 50
Tubulação de gás 10 10
Outras tubulações (água pluvial, esgoto) 50 10

 

Para Finalizar

 

Por isso as instalações de gás em prédios residenciais e comerciais  dos mesmos devem ser feitas por profissionais especializados, além de passar por vistorias e manutenções periódicas, incluindo testes de estanqueidade, que visa verificar se há ou não vazamento. Observamos também que as normas da ABNT exigem que as vistorias e manutenções no sistema de gás periódico.

 

Outros artigos que podem te ajudar:

>>Tubulação Aparente de Gás e Água: Saiba tudo sobre elas!  * NOVO ARTIGO*

>>Quais são os benefícios de realizar a manutenção no sistema de gás? 

>>Como Instalar a Tubulação de Gás Residencial? 

>>Tubulação para gás: Compare as opções

 

Precisa de instalação, manutenção e projeto de gás natural e glp no seu estabelecimento ou condomínio em Belo Horizonte ou Minas Gerais?

Entre em contato com a RW Engenharia!

 

copy-of-faca-contato-com-a-rw-engenharia

 

video de manutenção em gás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.