Se considerarmos que o uso do gás encanado é uma tendência, encontrar um serviço de instalação de gás que ofereça eficiência e segurança é um grande desafio. Hoje em dia, condomínios, empresas e até mesmo algumas residências comuns vêm aderindo a esse modelo de abastecimento.

Nos condomínios residenciais, é comum o uso de sistemas individualizados, cujo fluido é disponibilizado a partir de uma central de gás GLP. Assim, trata-se de uma forma de garantir um abastecimento seguro e ininterrupto para os usuários. Em empresas, tais sistemas permitem suprir as altas demandas de combustível pelos equipamentos. A princípio, até mesmo em sua casa, é possível instalar o sistema se as tubulações estiverem disponíveis na região.

Quer entender melhor a importância do serviço de instalação de gás? Então acompanhe o nosso artigo especial sobre o tema.

SERVIÇO DE INTSLAÇÃO DE GÁS? CHAME A RW ENGENHARIA

Como funciona o sistema de gás encanado?

Primeiramente, o sistema de gás encanado é uma alternativa inteligente e segura ao velho e conhecido botijão de gás. Em condomínios, trata-se de um item proibido, visto o risco envolvido. Já imaginou um edifício com 50 apartamentos, onde cada um tivesse o seu botijão? Seria como conviver com 50 bombas prestes a explodir. Por essa razão, todo condomínio adota tal sistema.

Trata-se da construção de uma central de gases, onde o GLP fica armazenado em cilindros. Dessa forma, ele flui por tubulações até cada usuário. Também, em sistemas individuais, há um registro para cada apartamento. Antigamente, havia um único registro por edifício e a conta era rateada igualmente entre todos os usuários. A individualização surgiu então como uma forma mais justa de realizar a cobrança.

Em empresas que utilizam gás para seus processos industriais, o sistema também pode ser de grande valia. Em algumas vias urbanas, há encanamentos de gás natural, que pode ser direcionado às residências comuns, caso seja da vontade do usuário. Dessa forma, é importante levar em conta que cada caso é um caso e é necessário avaliar cada um individualmente.

Por que instalar um sistema de gás encanado?

serviço de instalação de gás

Estamos falando em um combustível, cujo vazamento poderia colocar os usuários em sérios riscos. Embora o cheiro de gás seja o primeiro sinal de alerta, ele não está presente em todos os vazamentos. O acúmulo de gás em um ambiente pode levar a explosões pelo simples ato de acender uma lâmpada. Além disso, trata-se de um insumo tóxico, cuja inalação pode até levar à morte por asfixia.

Em suma, sistemas de gás encanado necessitam de manutenções periódicas que permitem detectar riscos de vazamento antes que os mesmos aconteçam. Além disso, qualquer discrepância no consumo pressupõe que há algo errado. É uma forma de contar com serviço especializado praticamente contínuo. Assim o gás encanado gera um melhor controle gerencial.

Como obter um sistema de gás encanado?

A instalação de um sistema de gás acontece em algumas etapas. Não basta simplesmente pedir ao construtor ou arquiteto para incluir a tubulação em sua obra. Há normas técnicas que precisam ser obedecidas, além de todo um caminho a seguir para que o seu sistema funcione de forma segura e efetiva.

Não importa se a sua obra ainda está em fase de planejamento ou se você já tem um estabelecimento e apenas precisa inserir o sistema de gás na construção já pronta. O serviço profissional especializado é fundamental. Você precisa contratar uma empresa de engenharia para desempenhar todas as etapas. O primeiro passo é uma conversa, onde se alinham os objetivos e necessidades de cada cliente.

Assim, uma vez aprovado o orçamento, será desenhado o projeto, com todos os componentes necessários e o caminho que a tubulação precisa percorrer para chegar a cada usuário. A instalação, em si, precisa seguir à risca o que se designou no projeto. Quanto mais fiel ao documento, maior a segurança e a garantia de que será possível realizar alterações no futuro, se necessário.

Antes de começar a usar o sistema, será ainda preciso fazer um teste. Uma vez aprovado, é só começar o abastecimento de gás para os usuários. Também fazem parte do pacote as manutenções periódicas, determinadas pelo Corpo de Bombeiros da sua região, ou pela própria empresa instaladora. É importante realizá-las ainda que tudo pareça funcionar bem.

Em síntese, um outro serviço adicional de extrema importância é a assistência técnica. Ainda que as manutenções em dia sejam um precedente de um sistema seguro e eficiente, isso não é uma garantia absoluta. Sempre existe a possibilidade de surgirem problemas de funcionamento e é importantíssimo ter a quem recorrer quando houver suspeita de vazamento de gás ou outras intercorrências.

Quem pode fazer o serviço de instalação de gás?

O sistema de gás deve ser instalado por empresa especializada. Essa é a única forma de garantir que os requisitos legais necessários serão cumpridos. Além disso, na hora de contratar, leve em conta a experiência da empresa no mercado e a qualidade dos seus profissionais. Ainda mais: é necessário que haja pelo menos um engenheiro responsável em seu quadro de funcionários!

O serviço de instalação de gás começa com um projeto, no qual constam todos os detalhes do sistema. Um engenheiro deve assinar o projeto. Ao mesmo tempo, a instalação deve ser fiel a esse projeto. Por essa razão, é recomendado que se contrate uma empresa que já realize o processo completo. Se possível, realize também as manutenções periódicas com a mesma empresa. Caso o pacote inclua também a assistência técnica, melhor ainda!

Por que escolher a RW Engenharia?

Primeiramente, a RW Engenharia atua há anos no mercado, sempre oferecendo o melhor em segurança e eficiência aos seus clientes. Com equipe altamente qualificada, podemos dizer que são muitos os cases de sucesso. E você pode ser o próximo!!!

Além disso, trabalhamos sempre com transparência e responsabilidade, pois sabemos que você merece o melhor serviço. Realizamos desde a visita técnica para elaboração do projeto até os testes necessários para colocá-lo em funcionamento, após a instalação.

A tranquilidade de saber que o seu sistema é seguro e que você tem com quem contar nesse sentido não tem preço. Enfim: são fatores como esse que você deve levar em conta ao escolher um serviço de instalação de gás.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e fale com um de nossos profissionais especializados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.