Quando pensamos em gás encanado, normalmente costumamos associá-lo a condomínios e empresas. Aliás, essa forma de abastecimento em apartamentos é quase unanimidade. Mas isso não significa que não seja uma opção possível também em outros modelos de residência. Para avaliar essa questão e obter um sistema seguro, você precisa de uma empresa para instalação de gás.

Trata-se de um sistema complexo, que obtém o gás de fontes naturais, o armazena (se necessário) e distribui para os usuários por meio de tubulações. Por lidar com uma substância combustível, a segurança é fundamental, para que a saúde, a integridade e até mesmo a vida das pessoas não sejam colocadas em risco.

Se você deseja entender melhor o que faz e como funciona uma empresa de instalação de gás, continue a leitura abaixo.

Como funciona um sistema de gás encanado?

Amplamente utilizado em condomínios residenciais e também em algumas empresas, o sistema de gás encanado consiste em uma alternativa inteligente e segura ao uso do clássico botijão de gás. Trata-se de uma construção, com uma central de gases, onde o GLP fica armazenado em cilindros, alocados em um espaço específico, e dali flui para cada usuário.

Entretanto, vale lembrar que trata-se de um sistema complexo e, se levarmos em conta que estamos lidando com um combustível, os riscos de uma má instalação são grandes. Dessa forma, você precisa de um serviço profissional especializado no que diz respeito à instalação e manutenção de todo o sistema. É aí que entra o papel fundamental da empresa de instalação de gás.

Precisa de uma Empresa para instalação de gás na sua residência, condomínio ou industria? Faça contato com a RW Engenharia!

O que faz uma empresa de instalação de gás?

Empresa para instalação de gás

Pode ser que você esteja se perguntando o que faz, afinal, uma empresa de instalação de gás. Podemos adiantar que ela é responsável pela montagem e funcionamento de todo o sistema, desde o projeto até as manutenções periódicas, passando pela viabilização de uso.

Há empresas no mercado que realizam somente o projeto, por exemplo. Entretanto, o ideal é escolher uma que já ofereça o plano completo. Assim, fica mais fácil garantir que o que foi determinado será, de fato, colocado em prática. Estamos falando de uma condição fundamental para a eficiência e segurança de todo o sistema.

Uma empresa completa de instalação de gás é responsável por:

Contratar uma empresa completa proporciona a você o acesso a todos esses serviços essenciais para o seu sistema.

Por que devo contratar essa empresa?

O construtor, o arquiteto, o mestre de obras… nenhum deles está de fato preparado para proceder com a instalação de um sistema de gás encanado. Estamos falando de uma estrutura que lida diretamente com um combustível, o que pode significar altos riscos a moradores e usuários, caso não haja manutenções.

A única forma de garantir essa segurança é a partir da contratação de uma empresa especializada no assunto. O engenheiro é o profissional mais capacitado a oferecer tudo o que você precisa em termos de segurança e eficiência para um sistema de gás encanado. A empresa especializada conta com todos os requisitos necessários e realiza o acompanhamento para que tudo funcione conforme o esperado.

Qual a importância de contar com essa empresa?

Uma empresa competente é fundamental para a instalação do seu sistema de gás encanado. Isso porque é ela que vai avaliar a sua real necessidade. Existem dois gases principais utilizados para residências e empresas: o gás natural (GN) e o gás liquefeito de petróleo (GLP). Há diferenças entre os dois que precisam ser conhecidas e levadas em conta na hora de escolher e montar o sistema.

No projeto de instalação, vão constar todos os materiais necessários, bem como cada detalhe do sistema. Dessa forma, na hora da instalação, é só seguir o que já foi pré-estabelecido. Além disso, a empresa de instalação vai realizar todas as manutenções periódicas necessárias e é para ela que você vai ligar caso sinta cheiro de gás.

Também, vale lembrar que a instalação de gás demanda alguns cuidados e a observância de certas normas técnicas. Uma empresa especializada conhece todos esses procedimentos e trabalhará em prol de fazer com que você e seu sistema estejam de acordo com a legislação específica, e ainda trará alguns benefícios em termos de facilidade para manusear e realizar as manutenções necessárias.

Finalmente, podemos dizer que, quem realiza a instalação profissional do sistema tem o conhecimento necessário para fazê-lo de forma segura e sempre de acordo com a lei. Além disso, pode orientar o cliente quanto aos cuidados e premissas necessárias para a manutenção. Isso vai desde a aquisição dos materiais necessários até o cumprimento da periodicidade de manutenções e o apoio técnico para casos de necessidade.

Como escolher uma empresa para instalação de gás?

Ao escolher a empresa para instalar e gerenciar o seu sistema, opte por uma que seja registrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) da sua região. Além disso, é necessário verificar se ela conta com ao menos um engenheiro em seu quadro de funcionários.

Outra questão a ser levada em conta é a experiência da mesma no mercado e os seus cases de sucesso. Buscar referências é uma atitude válida no sentido de entender a real relevância da empresa em questão. Também é importante consultar o currículo dos profissionais envolvidos. Normalmente, empresas comprometidas em oferecer qualidade ao público disponibilizam essa informação, que você pode utilizar ao seu favor.

Por que escolher a RW Engenharia?

A RW Engenharia pode oferecer toda essa qualidade para o seu sistema de instalação de gás. Contamos com uma equipe altamente especializada, que leva em conta as normas técnicas necessárias para o bom funcionamento do sistema. Vale lembrar ainda que podemos realizar todas as etapas da instalação, desde a primeira visita técnica até a disponibilidade de manutenções e assistência técnica, para auxiliar você diante de qualquer problema.

Faz parte da segurança do usuário estar assistido nessas necessidades. Um sistema que está de acordo com o projeto desenvolvido e em dia com as manutenções não está 100% isento de problemas. É claro que ele pode ser considerado altamente seguro, mas sempre há riscos e a melhor solução é ter com quem contar para atenuá-los.

Se você deseja instalar um sistema de gás em seu condomínio, empresa ou mesmo residência simples, saiba que a RW Engenharia oferece tudo o que você precisa!

Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.