O cheiro de gás de cozinha deve ser sempre um motivo de alerta para os usuários. Normalmente, ele indica vazamentos, que podem ser muito perigosos se não solucionados a tempo. Embora nem todo vazamento apresente cheiro de gás, o odor é sempre sinal de vazamento… e algo precisa ser feito urgentemente.

Quem é responsável por um sistema de gás encanado precisa ter sempre à mão o número de telefone de uma assistência técnica nesse sentido. Isso porque o cheiro de gás pode ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite, e não é seguro aguardar até o horário comercial para fazer algo. Quer saber mais?

Cheiro de gás de cozinha– Nesse artigo vamos responder as perguntas mais frequentes sobre ele:

O que dá cheiro ao gás?

Cheiro de gás faz mal?

O que fazer se sentir cheiro de gás?

video de manutenção em gás

Acompanhe!

O que dá cheiro ao Gás de Cozinha?

o que de cheiro ao gas

Em seu estado natural, GLP – gás liquefeito de petróleo (propano e butano) e gás natural (metano) são todos inodoros, ou seja, não possuem o cheiro de gás característico.  No entanto, o cheiro que o gás possui é um aditivo chamado MERCAPTANO que é inserido para alertar as pessoas do risco decorrente.

POR QUE AVISAR?? Em um vazamento, havendo um comburente (Oxigênio) e uma fonte de ignição, pode gerar uma explosão e como consequência um enorme deslocamento de ar destruindo tudo à sua volta. Quanto maior for o volume confinado maior será a intensidade da explosão e do deslocamento de ar, a queima do GLP pode chegar a mais de 1.000° C e para acontecer essa explosão basta 5% de gás LP do volume de ar.

O cheiro do gás não só deve ser perceptível por qualquer pessoa, mas também ser suficientemente desagradável e exclusivo para chamar a atenção e não ser confundido com qualquer outra coisa. Trata-se de uma forma de “forçar” o indivíduo a perceber que há algo errado, sentir-se desconfortável e buscar ajuda.

Além disso, os odores precisam atender a alguns outros requisitos. Eles não podem ser tóxicos, devem ser resistentes a serem absorvidos pelo solo, não devem reagir quimicamente e não podem evaporar muito rapidamente (para evitar que seu olfato se acostume com o cheiro).

História de adicionar odor ao gás

Por muitas décadas, a indústria de combustíveis adiciona odor ao GPL e ao gás natural de modo que as pessoas possam detectar vazamento de gás utilizando o seu olfato.

Sem a adição de odor ao gás seria muito perigoso pois as pessoas não conseguiriam detectar vazamentos a tempo, criando uma condição muito perigosa

O mercaptano é quase universalmente reconhecido como a melhor escolha, isso faz com que ele seja utilizado pelas maiores companhias de gás no mundo.

Seu cheiro é muitas vezes comparado ao repolho podre .

Onde é adicionado o cheiro?

A medida que o gás é armazenado no caso do glp é adicionado o mercaptano.

Nas bases das companhias também possui detectores de vazamento de gás com objetivo de previnir riscos quando o gás ainda está inodoro.

Cheiro de gás faz mal?

cheiro de gas faz mal

Conforme informado acima o gás não é tóxico, porém no caso do glp por ser mais denso que o ar ele pode ocupar o espaço dele no ambiente que está vazando e causar asfixia as pessoas.

Dessa forma, não é o cheiro que faz mal, mas o gás em si. Quanto mais acúmulo houver no ambiente, maiores os riscos. Por essa razão, também se recomenda que os registros não fiquem em espaços confinados, mas em ambientes que possam ser facilmente ventilados com janelas, por exemplo.

Como já dissemos, um dos riscos do vazamento é a explosão. Imagine que há um vazamento, que já acumulou um volume considerável de gás no ambiente. Quando ligamos interruptores, algumas faíscas podem ser liberadas. Pronto! Está aí a combinação perfeita para uma explosão iminente. Outro fator é a asfixia por inalação. Ficar em um ambiente onde há vazamento de gás faz com que você inale a substância, sem sequer perceber. Para se ter uma ideia da seriedade da situação, essa inalação pode levar até mesmo a óbito.

O que fazer se sentir cheiro de gás?

Tendo em mente esses riscos, ao perceber o cheiro de gás, é importante agir rapidamente.

Abra todas as portas e janelas;
Não provoque faíscas – Não use interruptores: iluminação, campainha, etc. Não acenda fósforos, não acenda velas e, acima de tudo, não fume dentro de casa!
Desligue o cilindro no registro e/ou medidor;
Não utilize o celular ou telefone fixo no local do vazamento – Saia para um ambiente aberto e ventilado para chamar:
Fique ao ar livre e mantenha a calma – Observando os passos descritos acima, o risco de ignição é limitado. É preciso uma concentração de gás natural de qualquer lugar entre 5 e 15%, bem como uma temperatura muito alta ou uma faísca para uma combustão a ocorrer. Além disso, o gás natural não é tóxico.

Como a RW Engenharia procede em caso de cheiro de gás?

Ainda que você tenha tomado essas primeiras providências, é a empresa de engenharia que resolverá o vazamento. Assim, logo ao chegar, será realizado o teste de estanqueidade. Ele vai confirmar a presença do vazamento e permitir identificar onde exatamente ele está. Dessa forma, o próximo passo será o conserto.

Pode ser necessária a realização de novo teste após conserto para confirmar se realmente tudo está funcionando conforme o esperado. O mais importante é que o sistema só seja colocado novamente em uso quando houver a segurança de que não há mais vazamentos. Por essa razão, a ação de profissionais é fundamental. Não pense que apenas arejando mais o ambiente, ou mesmo procurando o vazamento por si só, você resolverá a situação.

Pagar por esse serviço não é custo, é investimento. A sua segurança e da sua família não tem preço.

Caso você ainda não tenha o sistema, a RW Engenharia pode realizar desde o projeto até a instalação. Nesse primeiro momento, o sistema só é colocado em uso também após passar pelo teste. Lembre-se de que o serviço profissional na instalação diminui os riscos de vazamentos mais tarde. Ainda assim, existe a possibilidade de que eles aconteçam. É por isso que oferecemos também pacotes que incluem as manutenções periódicas e o serviço de assistência técnica.

Conclusão

Se você estiver em Belo Horizonte e sentir cheiro de gás, não hesite – ligue para RW Engenharia pelo telefone 3371 7353 imediatamente.

Enquanto espera o técnico chegar, você deve abrir todas as portas e janelas para melhor ventilação. Mas não imagine que isso vai resolver o problema por si só! Se houver uma concentração considerável de gás, a ventilação pode levá-lo para dentro da faixa crítica de 5 a 15%. É por isso que é vital não fazer nada que possa causar uma faísca ou chama (como fumar um cigarro, acender um interruptor elétrico ou acender uma vela, por exemplo) e esperar no exterior para que os técnicos da RW  cheguem.

ENG. FELIPE WAGNERautor RW ENGENHARIA

vazamento de gas

video de manutenção em gás

2 respostas

  1. Boa tarde !
    Muito bom a descrição de conhecimento por partes de vocês onde envolve GLP !
    Faço uso sempre dessas explicações , claro com base na norma, mas muito gratificante o caminho a tomar e em seguimento de segurança.
    Forte abraço Aguinaldo Santos Rosa

  2. BOA TARDE! MUITO BOM SEU RESUMO PARTILHANDO CONHECIMENTOS. PARABÉNS.
    SUGIRO SOMENTE COM RELAÇÃO AO ESPAÇAMENTO, SUBSTITUIR OS 10 METROS POR DOIS PARA IDENTIFICAÇÃO DA TUBULAÇÃO. A NÃO SER QUE TENHA HAVIDO MUDANÇAS A PARTIR DE 2007.
    SDS OMAR GESUALDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.