Sistemas de gás em tubulação vêm se tornando a cada dia mais comuns. Especialmente em condomínios e empresas, há uma substituição dos botijões de 13 quilos pelo abastecimento a partir de redes de gás. Trata-se de um modelo moderno e capaz de trazer diversos benefícios se comparado ao convencional, mas às vezes o conserto de vazamento de gás será necessário.

Entretanto, vale ressaltar que um sistema de gás encanado também demanda cuidados. Lembre-se de que estamos falando em um combustível, o que significa que uma situação de vazamento, por exemplo, pode trazer sérias consequências, como acidentes envolvendo explosões ou mesmo risco de asfixia por inalação. É por isso que é importante agir com rapidez sempre que for necessário um conserto de vazamento de gás.

Quer entender melhor como identificar e solucionar um vazamento? Então acompanhe nosso artigo de hoje, com dicas que certamente vão ajuda-lo.

Conserto de vazamento de gás? CHAME A RW ENGENHARIA !

Como ocorre o vazamento de gás?

Imagine que o gás está todo pressurizado dentro de um sistema. Ele precisa fluir de acordo com a pressão de trabalho indicada para cada tipo de uso. Agora pense no que pode acontecer se houver um furo na tubulação, ou mesmo uma falha na vedação com as conexões ou registro. Esse gás pode acabar vazando para fora das tubulações.

O problema é que, muitas vezes, esse vazamento ocorre de forma muito lenta e, se considerarmos que o gás é naturalmente inodoro, fica difícil perceber que há algo errado. Quando o local é fechado, ele pode se acumular, trazendo uma série de riscos para as pessoas que estiverem próximas. As manutenções periódicas são uma forma inteligente de evitar esse tipo de situação.

Quais os indícios de que há vazamento de gás?

Muitas pessoas associam quase que automaticamente o vazamento de gás a um cheiro forte do produto. Entretanto, nem sempre isso vai acontecer. Dependendo do local e da intensidade do vazamento, o processo pode ser silencioso e inodoro, o que o torna ainda mais perigoso (ex: vazamentoe em locais confinados como forro de gesso).

É por essa razão que deve-se realizar manutenções periódicas de acordo com o prazo determinado por autoridade da sua região. Elas ajudam a minimizar tais ocorrências e a identificar, em seu início, processos de deterioração do sistema que poderiam resultar em graves vazamentos mais tarde.

Outro ponto importante é que, apesar de o cheiro de gás não ocorrer em todo vazamento, é certo que há um vazamento sempre que ele ocorre. Portanto, trata-se de um sinal para você jamais ignorar. Além disso, em sistemas individualizados de gás, é possível avaliar se está tudo bem pelos níveis de consumo. Caso haja uma discrepância na conta, sem que os hábitos da casa tenham sido alterados, é necessário ficar atento. Pode ser que haja um vazamento.

Quais são os riscos do vazamento de gás?

Um vazamento de gás não detectado pode trazer sérias consequências. Existe o risco de asfixia por inalação (muitas vezes, a quantidade é tão pequena, que as pessoas vão inalando sem sequer perceberem, até que caem desacordadas e, por fim, morrem). Se o ambiente estiver com cheiro de gás, ainda que fraco, o risco é ainda maior. Lembre-se: a intoxicação não é percebida até que seja tarde demais!

Também existe o risco de explosão. O gás acumulado no ambiente, em contato com qualquer faísca, seja ela de fogo ou mesmo elétrica, é capaz de provocar uma explosão, cujas dimensões variam de acordo com a gravidade do evento. Mas uma coisa é certa: quem estiver por perto corre grandes riscos.

Por essas razões, um vazamento de gás (ou mesmo a sua suspeita) não pode esperar. Ele deve ser imediatamente comunicado à empresa responsável e reparado. Dessa forma, evita-se também que o fluxo de abastecimento geral seja interrompido por longos períodos, seja pela demora no conserto ou pelos danos causados por um vazamento não solucionado.

O que fazer quando há suspeita de vazamento de gás?

Ao sentir cheiro de gás ou suspeitar de que há vazamentos no sistema, é importante agir com rapidez. Você não sabe qual a intensidade do vazamento e, pode ser que, em poucas horas, não se possa fazer mais nada a respeito. Portanto, tome uma atitude para o conserto de vazamento de gás o mais breve possível.

O primeiro passo é fechar o registro principal da tubulação. Dessa forma, cortado o fluxo de gás, o fluído não mais se acumulará no ambiente. Ainda assim, faça isso e vá para longe!!! Bem longe!!! Afastar todas as pessoas do local do vazamento ajuda a preservar a vida e integridade de todos, caso já não seja mais possível evitar alguma consequência mais grave.

Também é importante não acender nenhuma luz no ambiente e, se possível, desligar a chave geral de eletricidade. Quando o gás está acumulado no ambiente, o simples fato de ligar o interruptor pode gerar faíscas que, ao reagirem com o fluído, resultam em explosão. Desligar a chave geral vai mitigar esse risco.

Dessa forma, retire também outros combustíveis que estejam no ambiente. Após todos esses procedimentos de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (ou para a empresa que realiza a manutenção dos sistemas de gás em seu local).

Quem pode avaliar se realmente há vazamento?

Você está construindo um empreendimento e deseja instalar um sistema de gás encanado? Ainda tem contato com a empresa que fez essa instalação em seu local? Vale lembrar que, para quem ainda vai instalar o sistema, o ideal é buscar uma empresa que ofereça serviços completos, desde o projeto até a manutenção periódica, passando pela instalação, é claro!

Se você já tem o sistema em funcionamento, ainda é possível contratar uma empresa para fazer a manutenção periódica e é para ela também que você vai ligar em caso de indícios ou dúvidas de vazamento. Trata-se de uma forma de contar com mão de obra especializada. É importante lembrar que, na hora de escolher a empresa, você precisa se certificar de que ela é inscrita no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Também certifique-se de que há pelo menos um engenheiro responsável em seu quadro de funcionários. Dessa forma, você terá a certeza de contratar uma empresa séria e responsável.

Quais podem ser as causas do vazamento?

Pode ser que você se pergunte a causa do vazamento, ainda que tome todos os cuidados para fazer uso correto de todas as suas funções. Podemos listar algumas das principais causas:

O que fazer para evitar o vazamento de gás?

Pode ser que você esteja se perguntando se todo sistema de gás encanado vai, em algum momento, apresentar um vazamento. A resposta é NÃO. Embora, mesmo com todos os cuidados, nenhum sistema esteja totalmente isento da possibilidade, nem sempre ele acontece. Para isso, você precisa tomar alguns cuidados básicos.

Quem contratar para fazer o conserto de vazamento de gás?

conserto de vazamento de gás

Assim como a avaliação, uma empresa especializada precisa realizar o conserto do sistema. Profissionais devidamente capacitados, competentes e experientes, aptos a solucionar o problema são essenciais. Outra vantagem de contratar uma empresa especializada é que você terá acesso a todo um acompanhamento. Dessa forma, vai contar com as orientações necessárias sobre possíveis manutenções ou correções que ajudem a atenuar os riscos de novos episódios de vazamento.

O ideal é contratar uma empresa que ofereça o serviço completo, desde o projeto, até a instalação do sistema. Quando a mesma empresa realiza o documento e instala a tubulação, é garantido que, na prática, tudo seguirá o que foi determinado. Trata-se de uma forma de garantir qualidade para evitar vazamentos e trazer facilidades, caso seja necessário realizar alguma mudança no futuro.

Entretanto, caso você já tenha o projeto e esteja procurando por alguém para instalá-lo, não se preocupe. Não será necessário fazer tudo do zero novamente. É possível encontrar profissionais que apenas coloquem um projeto em prática. As manutenções periódicas, entretanto, são a principal forma de evitar vazamentos e, portanto, você precisa contar com alguém que as ofereça.

A periodicidade é determinada pelo Corpo de Bombeiros da sua região, ou pela própria empresa que instalou o sistema. Trata-se de algo exigido por lei e, portanto, é de sua responsabilidade seguir às orientações corretamente. Outro ponto importante é a assistência técnica. Ter para quem ligar imediatamente em caso de vazamento é essencial para atenuar os riscos e também evita que você deixe os usuários por longos períodos sem abastecimento.

Por que contratar a RW Engenharia?

A RW Engenharia é referência no mercado de tubulações de gás. Ela pode realizar o seu projeto e colocá-lo em prática. Também é possível contratar um plano de manutenção. Além disso, é a ela que você vai recorrer em caso de emergência. Temos registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e nosso quadro de funcionários se compõe basicamente por engenheiros.

Isso significa que você terá a assistência de profissionais formados, com todo o conhecimento necessário para garantir a segurança do seu sistema. Também, a RW Engenharia possui certificados e anos de experiência no assunto, com muitos cases de sucesso. Nossos profissionais são preparados para atendê-lo de forma eficiente e segura, visando sempre qualidade e excelência.

Vale ainda ressaltar que trabalhamos com base na ética e na transparência. Todo o trabalho que realizamos começa com uma conversa junto ao cliente, de modo a buscar, em conjunto, as melhores soluções para cada caso individual. Responsabilidade é a palavra-chave quando se leva em conta, primeiramente, a integridade das pessoas, sejam elas usuárias do sistema ou funcionários locais.

O conserto de vazamento de gás é uma forma de preservar tanto os bens físicos quanto a vida dos usuários. É por isso que ele deve ser solicitado sempre que necessário. Explosões podem ocasionar grandes perdas nos dois sentidos. Inalação de gás é coisa séria e pode matar. A melhor solução é a prevenção.

Precisa de conserto de vazamento de gás? Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.