Sistemas de tubulação de gás costumam ser muito úteis em condomínios de casas e apartamentos. Há também residências comuns que encontram praticidade e segurança nessa opção – tudo depende da disponibilidade do gás encanado na sua rua. Se você está em Minas Gerais, por exemplo, essa questão pode ser verificada com a Gasmig residencial.

Cada localidade tem a companhia responsável pelo fornecimento de gás encanado e é ela que você deve contratar sempre que há a intenção de instalar o sistema. Tal questão vale tanto para moradores de residências comuns quanto para síndicos e responsáveis pela administração de condomínios, bem como para empresários que tenham interesse no serviço para suas empresas.

Quer entender melhor o trabalho da Gasmig e o que fazer para ter acesso ao gás encanado em Minas Gerais? Acompanhe nosso artigo de hoje.

PRECISA DE ADAPTAR SEU SISTEMA PARA O GÁS NATURAL? FALE COM A RW ENGENHARIA- CLIQUE AQUI!

Quem é a Gasmig?

Gasmig residencial

A Gasmig residencial (Companhia de gás de Minas Gerais) é a empresa responsável pelo fornecimento de gás em todo o Estado. Trata-se de uma estatal que atua com exclusividade na região e atende aos setores residencial, comercial e empresarial. Entre seus principais produtos estão o gás natual comprimido (GNC) e o gás natural liquefeito (GNL).

A empresa visa expandir o alcance das redes, para que mais pessoas tenham acesso ao sistema, já que a sua missão é oferecer soluções seguras e práticas no que diz respeito ao abastecimento de gás. Seus principais acionistas são a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) e o PBH (Município de Belo Horizonte).

Tarifa da Gasmig residencial – como é cobrada?

Sistemas de tubulação a gás costumam ter suas tarifas mensais calculadas de acordo com o consumo do usuário. Com a Gasmig, não é diferente. Cada um vai pagar a conta de acordo com o seu consumo. A tarifa da Gasmig residencial calcula-se da seguinte forma: há uma parcela fixa, que varia de acordo com a faixa de consumo.

Além disso, há uma parcela variável, que deve se multiplicar pela quantidade de gás consumida. Ao final, soma-se a parcela fixa com o resultado dessa multiplicação e obtêm-se a tarifa a ser paga. Tal cálculo vale tanto para os casos de medidor individual quanto para o medido coletivo. Entretanto, o valor das tarifas pode diferir um pouco entre um e outro.

Vantagens e desvantagens do gás natural (GN) Gasmig residencial em relação ao gás liquefeito de petróleo (GLP)

O gás natural costuma oferecer ao usuário uma segurança um pouco maior que o GLP (EM CASO DE VAZAMENTO), já que se trata de um produto com menor poder calorífico. Além disso, em caso de vazamento, ele tende a dissipar-se com mais agilidade que o GLP e só o fato de dispensar a necessidade de armazenamento em recipientes de alta pressão já reduz o risco de acidentes.

Financeiramente o melhor custo benefício é DEFINIDO POR UMA NEGOCIAÇÃO COMERCIAL, assim como o álcool e a gasolina, deve ser comparado os preços. Não existe uma regra fixa que um é mais barato que o outro

É claro que o gás natural também tem suas desvantagens. Por ser mais leve que o ar, quando o ambiente fica fechado, ele tende a se acumular nas partes mais altas, elevando o risco de asfixia por inalação. Além disso, estamos falando de um combustível fóssil e, portanto, finito.

Outro detalhe importante que na distribuição do gás natural a Gasmig tem o monopólio até então, já para o GLP possui um mercado bem amplo de companhias para uma concorrência.

Dicas de segurança para utilizar o gás natural

Por conta dos riscos inerentes a quaisquer combustíveis, é necessário tomar alguns cuidados com os sistemas de gás natural. É necessário realizar as manutenções periódicas pontualmente, de acordo com o prazo indicado pela Gasmig ou pela empresa contratada para instalar o seu sistema.

Apesar de tratar-se de um gás inodoro, o gás natural da Gasmig residencial é odorizado artificialmente para que a identificação de vazamentos se torne mais efetiva. Diante da suspeita, é necessário fechar o registro de gás, abrir todas as portas e janelas para manter o ambiente arejado e evitar o uso de interruptores (eles geram faíscas que podem desencadear uma explosão em um ambiente onde há gás acumulado).

Em seguida, o mais seguro é afastar-se do local e acionar a Gasmig (117), o Corpo de Bombeiros (193) e também a empresa responsável pela manutenção do seu sistema de gás encanado. Além dos testes periódicos, uma verificação geral é fundamental sempre que houver suspeita de vazamento.

Preparação para receber o gás natural

Pensar na instalação do sistema de gás assim que realizar o projeto de construção do seu condomínio é o ideal. Entretanto, pode ser que uma instalação posterior ou mesmo a mudança para o sistema individual se façam necessárias. De qualquer forma, o primeiro passo é o desenvolvimento de um projeto, no qual deve constar todo o material necessário e uma espécie de mapa do sistema.

Em seguida, partimos para a instalação, que deve ser o mais fiel possível a esse projeto. Por essa razão, o ideal é realizá-la com a mesma empresa que desenvolveu o seu projeto. Também há planos de manutenções e suporte. É importante realizar cada etapa corretamente para total segurança e eficiência do sistema.

Quem pode instalar o sistema de gás natural do meu prédio?

O sistema de gás natural pode ser projetado e instalado por empresa especializada em engenharia. Antes de contratar, é importante verificar se a mesma conta com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) da sua região e possui pelo menos um engenheiro responsável em seu quadro de funcionários.

Se você ainda não tem o projeto, o ideal é escolher uma empresa que possa realiza-lo e fazer a instalação. Se a empresa também fizer as manutenções, dê preferência a esses pacotes mais completos. Entretanto, se você já tem o projeto e só precisa da instalação, nada o impede de procurar uma empresa conceituada, bem como é possível contratá-la apenas para manutenções de um sistema que já está em uso há algum tempo (ou recente).

Em Minas Gerais, temos a RW Engenharia, que atua com experiência na área e preza sempre pela qualidade e excelência em seus serviços. Tudo proporcionado por uma equipe altamente qualificada.

É isso que você procura para oferecer a solução ideal para o seu condomínio? Entre em contato com a RW Engenharia e conheça nossos serviços.

PRECISA DE ADAPTAR SEU SISTEMA PARA O GÁS NATURAL? FALE COM A RW ENGENHARIA- CLIQUE AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.