Em condomínios e algumas empresas, o sistema de abastecimento de gás flui através de tubulações. Muitas vezes, por ocasião de reforma em apartamentos ou mesmo adequação do ponto deixado pela construtora em obras novas, a alteração de ponto de gás se faz necessária. Em outros casos, pode ser que a necessidade exija uma ampliação para novos equipamentos da sua instalação.

A alteração do ponto de gás é feita com conexões e tubos de aço, multicamada e o material mais usado é o cobre rígido e soldado. O procedimento precisa ser realizado por uma empresa especializada, que vai avaliar o sistema alterado e descartar a ocorrência de vazamentos e outros eventos que possam colocar em risco a segurança dos usuários.

Quer saber mais? Neste artigo explicamos um pouco mais sobre esse assunto para você. Acompanhe!

instalar ponto de gás

Visão geral sobre instalações de gás e materiais

Instalações de gás requerem o conhecimento necessário para definir o melhor material a ser utilizado e a correta instalação. A utilização de materiais não adequados pode levar a um vazamento de gás perigoso. É por isso que existem normas técnicas e exigências do corpo de bombeiros que regem esses sistemas.

Geralmente as tubulações em edifícios residenciais são executadas com tubo e conexões de cobre soldados. A ligação entre a tubulação e os equipamentos geralmente utilizam mangueiras flexíveis, registros de corte, reguladores (dependendo do projeto) e respectivas conexões de adaptação (geralmente rosqueadas).

Quando da construção, elabora-se um projeto de gás residencial ou industrial, no qual estarão especificados todos os componentes do sistema, assim como um mapeamento do caminho a ser seguido pela tubulação. O trabalho de uma empresa qualificada em engenharia começa aí, e acompanha o usuário enquanto durar o sistema, já que as manutenções periódicas e as possíveis alterações no ponto demandam os mesmos cuidados.

Confira o artigo abaixo detalhando todos os materiais:

>>Tubulação para gás: Compare as opções

Procedimentos para alteração de ponto de gás

alteração do ponto de gás

Primeiro passo para uma correta alteração do ponto de gás: seguir critérios de segurança!

Antes de definir o local do novo ponto de gás, é importante observar detalhes de segurança na trajetória dos tubos, a saber:

Conforme NBR 15526- “A tubulação da rede de distribuição interna embutida pode atravessar elementos estruturais (lajes, vigas, paredes etc.), seja transversal ou longitudinal, desde que não exista o contato entre a tubulação embutida e estes elementos estruturais, de forma a evitar tensões inerentes à estrutura da edificação sobre a tubulação. Quando for utilizado tubo-luva, a relação da área da seção transversal da tubulação e do tubo-luva deve ser de no mínimo 1 para 1,5.”

A tubulação da rede de distribuição interna pode ser instalada:

a) aparente (instalada com elementos adequados);
b) embutida em paredes ou muros; (recomenda-se evitar percursos horizontais ao longo dos mesmos);
c) enterrada.

É proibida a instalação da tubulação da rede de distribuição interna em:

a) duto em atividade (ventilação de ar-condicionado, produtos residuais, exaustão, chaminés etc.);
b) cisterna e reservatório de água;
c) compartimento de equipamento ou dispositivo elétrico (painéis elétricos, subestação, outros);
d) depósito de combustível inflamável;
e) elementos estruturais (lajes, pilares, vigas);
f) espaços fechados que possibilitem o acúmulo de gás eventualmente vazado (ver 7.3.2);
g) escada enclausuradas, inclusive dutos de ventilação da antecâmara;
h) poço ou vazio de elevador.

A tubulação da rede de distribuição interna, deve ser avaliada também em relação ao sistema de proteção de descargas atmosféricas (SPDA). Também não é permitido dobrar tubos rígidos nas instalações da rede de distribuição interna.

Segundo passo: a escolha de ferramentas para a execução!

Para tubos de cobre:

Para tubos de aço:

Para tubos multicamada:

Terceiro passo: a correta alteração de ponto de gás!

Observe que alguns procedimentos se fazem necessários:

Cuidados que devem ser tomados na alteração do ponto de gás

Caso você tenha se mudado recentemente para uma residência, ou tenha mudado a sua empresa de sede, pode ser que os pontos de gás não estejam de acordo com a disposição dos seus aparelhos, como fogões e aquecedores. Nesse caso, não basta simplesmente, muda-los. Além de contratar uma empresa especializada, é importante tomar alguns cuidados básicos.

No dia de executar o serviço, antes mesmo de iniciá-lo, é importante desligar todos os registros e válvulas. As válvulas de segurança, inclusive, devem estar acessíveis, caso seja necessário desligá-las com urgência. Após a instalação, testes de vazamento devem ser realizados. Vale lembrar ainda que, qualquer reparo que se faça necessário, deve contar com a mesma supervisão e os mesmos especialistas para a execução.

Os conectores e flexíveis retirados não devem ser expostos a ambientes aquecidos. Além disso, antes de iniciar o procedimento, é necessário localizar toda a tubulação, para que não aconteçam surpresas desagradáveis. Para isso, é importante conhecer o projeto original da instalação. Daí também a importância de contar com um projeto inicial de gás bem elaborado e seguí-lo na prática. As alterações se tornam assim mais fáceis e seguras.

Quem chamar para fazer uma alteração de ponto de gás?

mudar ponto de gás

Diante da necessidade de alteração no ponto de gás, sempre chame uma empresa com registro no CREA, e que possua um engenheiro no seu quadro de funcionários. Confira as informações da empresa de engenharia e do engenheiro que podem ser encontradas no site do CREA. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Entre no site do CREA- Clique aqui   ;
  2. Basta inserir um dado do profissional (nome completo ou cpf);
  3. Lembre-se que o profissional habilitado para ser responsável técnico dos serviços descritos, no caso, o gás deve ser engenheiro mecânico ou engenheiro civil com restrições. Por isso, exija um documento que comprove que o engenheiro trabalha na empresa que está sendo contratada!

Lembre-se: o REGISTRO DA EMPRESA NO CREA NÃO GARANTE QUE A EMPRESA POSSUI ENGENHEIRO NO SEU QUADRO DE FUNCIONÁRIOS. Checar isso evitará problemas legais em caso de acidentes e garantia de serviço.

Além disso, você precisa se certificar de que a engenharia contratada emite toda a documentação necessária. Instaladores de gás devem fornecer ART e laudo técnico atestando que a tubulação não tem vazamento. Todas as instalações de gás devem ser realizadas por um instalador de gás habilitado com supervisão de um engenheiro.

O que a ART me garante?

A ART (Anotação de responsabilidade técnica) é um documento que indica que o profissional que assinou possui registro em um órgão competente CREA. Trata-se de um contrato entre fornecedor, cliente e órgão fiscalizador. Portanto, obter tal documento significa que o sistema foi instalado de acordo com as exigências legais.

Proteção para você

Esta ART é realmente proteção para você, se ocorrer algum problema mais tarde. Se os problemas são o resultado de fabricação defeituosa, o instalador de gás deve corrigir o defeito. É por isso que você precisa contar com profissionais qualificados para realizarem o trabalho e emití-la.

Como se pode perceber, a alteração do ponto de gás vai além de simplesmente trocar um registro de lugar. É necessário avaliar todo o sistema para que tudo seja realizado sem que a segurança dos usuários fique comprometida. Trata-se de um trabalho que precisa ser realizado por profissionais competentes.

É desses profissionais que você está a procura? Conheça a RW Engenharia e experimente nossas soluções.

3 respostas

  1. Boa noite.
    Irei receber a Inspeção de gás.no meu condomínio.
    O meu fogão tem o registro colocado na parte de trás´( tradicionalmente colocado), tem ventilação e não é
    de difícil acesso. Pergunto: Há alguma lei que obrigue a colocá-lo em parede lateral ?
    Obrigado.

  2. Bom dia. Para colocar uma lavadora num canto será necessário alterar o cano de gás que alimenta o fogão. Seria alterar o caminho uns 30 cm mais para cima. Isso é possível ? Vocês fazem este tipo de serviço ? Obs: apto novo que está sendo entregue agora 2020 e é tudo encanamento externo/aparente. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.