Lei de detector de gás em Belo Horizonte: Antes de verificarmos a lei nº 10.270 sobre detector de gás, faremos um breve resumo das principais funçoes desse aparelho.
Um detector de gás é um aparelho que detecta a presença de gas em uma área na qual ele foi instalado, muitas vezes ele faz parte de um sistema de segurança . Um detector de gás pode soar um alarme para operadores na área onde o vazamento está ocorrendo, dando-lhes a oportunidade de sair ou tomar uma medida corretiva. Este tipo de dispositivo é importante, porque há muitos gases inflamáveis (no caso da lei que iremos abordar) e tóxicos.
Tendo em vista a utilidade dessee equipamento, apresentamos o lei criada com objetivo de aumentar a segurança em estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte:
LEI DE DETECTOR DE GÁS EM BELO HORIZONTE
DISPÕE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA ELETRÔNICO DE ALARME DETECTOR DE GÁS NOS ESTABELECIMENTOS QUE MENCIONA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O Povo do Município de Belo Horizonte, por seus representantes, decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Ficam obrigados a implantar sistema eletrônico de alarme sonoro e luminoso detector de gás liquefeito de petróleo e similares os seguintes estabelecimentos:
I – centro comercial;
II – restaurante;
III – bar;
IV – lanchonete;
V – cozinha industrial;
VI – hotel;
VII – central de distribuição de gás encanado;
VIII – lavanderia a gás;
IX – demais estabelecimentos comerciais ou industriais que revendam ou façam uso de gás liquefeito de petróleo ou similares.
Art. 2º O Executivo regulamentará esta Lei no prazo de 90 (noventa) dias.
Parágrafo Único – O Executivo fiscalizará o cumprimento desta Lei, podendo, para isso, firmar convênios com a Polícia Militar e a Defesa Civil.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Belo Horizonte, 26 de setembro de 2011.
MÁRCIO ARAÚJO DE LACERDA
Prefeito de Belo Horizonte
(Originária do Projeto de Lei nº 1.416/11, de autoria dos vereadores Pricila Teixeira e Gunda)
Como escolher um detector para meu estabelecimento?
Recorra a uma empresa especializada, pois é necessária uma série de cuidados para instalação do aparelho corretamente, desde sua abrangência de detecção até seu nível de proteção, pois esse equipamento pode ser um vilão caso gere uma ignição elétrica.
Veja alguns itens a serem observados:
• Cobertura de área com maior probabilidade de detectar qualquer vazamento
• Alta velocidade de resposta
• Comando de saída para bloqueio do solenoide
• Desempenho garantido
• Indicação visual
• Compatível com outros sistemas de segurança
• Projeto resistente a choque
• Alta sensibilidade
Esse artigo te ajudou? Caso tenha necessidade de instalar um detector de gás em seu estabelecimento em Belo Horizonte e Minas Gerais, entre em contato com a RW Engenharia
Olá, boa tarde! A lei nº 10.270 de BH se aplica também a condomínios com central de gás? Ou somente a estabelecimentos comerciais e industriais?
Só comercio e indústria